Prof. Gustavo Baptista
Curso PDISL -
Processamento de Imagens de 
Satélites por Software Livres

Saiba como se inscrever assistindo o vídeo a seguir

Imagem
Imagem
Imagem

Dúvidas Frequentes:

QUEM É O INSTRUTOR DO CURSO?

O curso é ministrado pelo Prof. Gustavo Baptista, que há mais de 30 anos ajuda as pessoas a explorarem o fascinante mundo do Sensoriamento Remoto.

QUEM OFERECE O CURSO?

O curso é oferecido pelo Laboratório de Propulsão Digital.

QUAL A MODALIDADE DESTE CURSO?

O curso tem certificado de cursos livres, como previsto na Lei nº. 9394/96, pelo Decreto nº. 5.154/04 e pela Deliberação CEE 14/97 (Indicação CEE 14/97). Os cursos livres são uma modalidade de ensino legal e válida em todo o território nacional. Por isso, ele é uma formação complementar que é muito apreciada pelo mercado.

QUAL A CARGA HORÁRIA DO CURSO?

A carga horária do curso é de 45 horas.

ESTOU SEM TEMPO PARA COMEÇAR O CURSO AGORA, COMO DEVO PROCEDER?

O curso é 100% on-line e fica disponível por três anos. Você pode fazê-lo no seu tempo. Você determina o ritmo!

TEM ALGUMA GARANTIA?

O curso oferece 30 dias de garantia. Neste período, você terá acesso a todo o módulo 1 - Fundamentos de Sensoriamento Remoto. Se você achar que não é o seu momento, não há problema, você pode solicitar o cancelamento e o seu valor será devolvido.

MAS QUANTO TEMPO EU TENHO PARA FAZÊ-LO?

Ele fica disponível para você por três anos e você pode fazer e refazer quantas vezes achar necessário para adquirir autonomia no processamento de imagens de satélites. Além disso, todas as atualizações ficam disponíveis para todos os estudantes durante esse período.

EM QUANTO TEMPO EU CONCLUO O CURSO?

Em todas as turmas até hoje, os alunos normalmente concluem todas as aulas em 3 meses. Porém, sempre estamos ampliando e atualizando o conteúdo. Semanalmente tem, pelo menos, um vídeo novo. Então, mesmo que você conclua, sempre terá uma coisa nova para assistir.

TEM CERTIFICADO? 

Sim! Todos os estudantes que concluem o curso, recebem certificado emitido pelo Laboratório de Propulsão Digital, no qual consta a carga horária, bem como todo o conteúdo programático do curso.

QUAL O CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO CURSO

O curso tem 6 módulos, sendo o primeiro sobre apresentação do curso e da comunidade. O segundo trata dos fundamentos de sensoriamento remoto, para nivelar a conversa. O 3º trata de pré-processamento com correção radiométrica e geométrica; no 4º tratamos de transformações espectrais, abordando contraste, composição colorida, operações aritméticas, rotação espectral e fusão. No 5º, temos as transformações espaciais com filtros; e no 6º, classificações temáticas com algoritmos não supervisionados e supervisionados, alguns de machine learning e avaliação da acurácia. Porém, o curso está em constante atualização. Começamos com 28 vídeo-aulas e você verá que esse número aumentou e todos os alunos tem acesso a essas atualizações.

O CURSO TEM ALGUM BÔNUS?

Tem vários bônus! 
O primeiro é a Comunidade do Fascinante Mundo do Sensoriamento Remoto, que o Prof. Gustavo oferece aos estudantes, no Discord. Nesse canal, o Professor tira as dúvidas e divulga uma série de informações relacionadas a estudos, aos eventos, vagas de estágio e de emprego, enfim, tudo o que acontece no fascinante mundo do Sensoriamento Remoto, lá é divulgado.
O segundo bônus é o grupo exclusivo de Telegram, no qual estão todos os estudantes desde a primeira turma. É uma verdadeira comunidade digital e nela a interação é muito grande. Além de todas as postagens que o Professor faz nas redes sociais, as dúvidas também são esclarecidas nesse grupo.
O terceiro é o Hotmart Sparkle, que é um aplicativo gratuito para smartphones, no qual os estudantes do curso podem acessar todas as vídeoaulas do curso, onde quer que estejam.
O quarto bônus é o acesso de todos os vídeos do Podcast O Fascinante Mundo do Sensoriamento Remoto que estão na íntegra na área de membros do curso PDISL. E toda semana são incluídas as lives do Ao Vivo no YouTube, feitas pelo Professor Gustavo. 
O quinto são as lives exclusivas mensais no YouTube. Uma vez por mês, o Prof. Gustavo e alguns convidados, fazem uma live cujo link é disponibilizado apenas para os estudantes do PDISL. 
Enfim, são vários bônus!

Veja a transformação que o curso PDISL trouxe para a vida desses estudantes:

Foto de Ariane Silva Sorrindo
Olá! Meu nome é Thais Andressa Carrino, sou professora no Departamento de Geologia da UFPE, e trabalho com sensoriamento remoto desde a minha graduação. O Curso Processamento de Imagens de Satélites, por meio de softwares Livres, apareceu como um momento de abertura de novas ideias na minha rotina de professora e pesquisadora. A didática do Prof. Gustavo Baptista é sensacional, juntamente com as temáticas apresentadas de teoria e práticas usando SNAP, QGIS entre outros aplicativos de software, que me libertaram de softwares pagos e ainda me inspiraram em melhoria da minha didática e conhecimento. Recomendo a todo(a)s o(a)s amantes de sensoriamento remoto, de diversas áreas, a realizarem o curso do professor Gustavo! 
Thais Andressa Carrino, estudante da segunda turma.
Foto de Roseane Soares Sorrindo
Meu nome é Samanta Cecconello, sou Tecnóloga em Saneamento Ambiental por formação e doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Conservação do Solo e da Água da UFPel. Me inscrevi no curso do Prof. Gustavo, pois sempre me interessei pelas geotecnologias e por querer conhecer mais sobre Sensoriamento Remoto utilizando softwares livres para poder utilizar no desenvolvimento da minha tese. O curso é maravilhoso, apresenta uma dinâmica muito peculiar, pois é apresentada a teoria do SR e posteriormente a prática, deste modo é possível compreender o que esta por trás do "apertar o botão". É possível construir o conhecimento de forma sólida. Em todos os módulos do curso temos o acompanhamento do professor Gustavo e sua equipe, pela plataforma e através do grupo no Telegram. No grupo é possível trocar diversos materiais e compartilhar experiências. Após concluir o curso, entendo os processos que estão inseridos nos diferentes softwares utilizados, me deixando segura no processamento e análise das imagens que irei trabalhar na minha tese.
Samanta Cecconello, estudante da segunda turma.
Foto de Iolanda Flores Sorrindo
O meu nome é João Ataíde, sou bacharel em Ciência e Tecnologia pena UFERSA, hoje estou a terminar Engenharia Civil e especialização em Geoprocessamento e Georreferenciamento, conheci o professor Gustavo Baptista quando estava a procurar conteúdos sobre sensoriamento remoto, então encontra seu podcast e logo fui compartilhando com vários colegas, que hoje também fazem o curso. Minha indicação vinha mais, pois sabia que o professor, não era somente mais um conteudista da internet, mas ele conseguir transmitir o conteúdo e a paixão que tinha, com uma didática que muito se assemelhava ao Carl Sagan. Então logo quando abriu as vagas da minha turma, fui um dos primeiros a me inscrever. Mesmo eu ainda não tendo terminado o curso, posso dizer que este mudou completamente meu Mindset, principalmente com nossos encontros ao vivo, o qual tive a chance de trocar experiências e ideias com estes profissionais. Para mim o curso não foi somente um curso, mas uma comunidade de apaixonados por sensoriamento remoto, encabeçada por um verdadeiro cientista, com uma humildade e acessibilidade invejável.
João Ataíde, estudante da segunda turma.
Foto de Roseane Soares Sorrindo
O meu nome é João Pedro, sou Engenheiro Ambiental e Sanitarista pela Universidade Unifavip Wyden. E o que falar do curso de Processamento de Imagens por meio de Softwares Livres? Fantástico! Eu conheci o professor Gustavo Baptista em uma de minhas buscas na internet sobre Sensoriamento Remoto. E desde então eu tenho um carinho e admiração pelo trabalho do professor. Uma pessoa muito prestativa, muito atenciosa e sempre que conversávamos eu sentia a necessidade de que me faltava algo a mais. Então tive a oportunidade de fazer o curso e isso mudou completamente a maneira como eu fazia Geoprocessamento e hoje eu consigo trabalhar com mais autonomia, maior liberdade e ganhando cada vez mais admiradores a cada trabalho realizado. A estrutura do curso é muito bem organizada e muito bem elaborada, nota-se que foi algo feito com muito zelo e carinho. O curso aborda conceitos que vão desde o básico, vai aumentando gradativamente e alternando entre aulas teóricas e práticas. Achei isso fantástico, pois ajuda a entendermos o que está por trás de cada processamento. Contamos com um grupo no Telegram composto por pessoas de vários lugares do Brasil, onde trocamos e compartilhamos experiências e, o principal, ajudar! E mais uma vez eu parabenizo o professor Gustavo Baptista por todo seu empenho, acessibilidade, presteza e principalmente humildade. Recomendo a todo(a)s a entrar nesse mundo fascinante que é o Sensoriamento Remoto.
João Pedro, estudante da terceira turma.

O que OS MEUS ALUNOS DO PDISL
estão dizendo sobre nós?